1. COMPORTAMENTO
DO PUBLICO INFANTIL
Para apresentar uma situação sobre o
comportamento do público infantil, desenvolveu-se um fluxograma considerando
uma criança junto com o responsável realizando determinada compra, também é possível
observar o responsável realizando a compra sem a criança. Diante das duas situações
é possível saber até que ponto o público infantil pode influenciar nas decisões
dos responsáveis.
FLUXOGRAMA
O fluxograma acima representa
as possíveis condições em que uma criança pode influenciar nas decisões de uma
determinada compra em um supermercado. O fluxograma representa a seguinte
situação:
Ao definir qual
produto deverá ser adquirido, o indivíduo
(responsável pela criança) se esbarra na primeira
condição, nesse caso o mesmo confere se os valores em que possui são
compatíveis com o valor do produto a ser adquirido. Se o indivíduo não possuir
o valor referente ao valor do produto, o mesmo deverá cancelar o pedido
imediatamente desistindo da compra. Caso o valor em mãos seja compatível com o
valor da mercadoria à ser adquirido, o mesmo deverá agendar o horário ou o dia
da compra.
Após agendar o
horário da compra o indivíduo deverá decidir se lavará a criança às compras ou
se deixará o mesmo em casa.
Se o responsável escolher
por não levar a criança, deverá decidir se levará
apenas o valor da compra, ou se levará alguma reserva que poderá servir para
aumentar o número de produtos a ser adquiridos. Caso ele opte por levar ao
supermercado apenas o valor da mercadoria escolhida esse deverá dirigir-se
diretamente as prateleiras dos produtos escolhidos como necessários, adicioná-los
ao carrinho de compras e mesmo estando com ou sem o acompanhamento da criança
deverá seguir para o caixa e finalizar a compra. Nesse caso são praticamente
nulas as chances da influência infantil, esse fato se dá, pois não há reserva
para possibilitar novas compras.
Se o responsável
escolher não levar a criança, más optar por levar reserva em dinheiro esse
poderá passear pelo supermercado e assim sendo, ficará sem defesa contra as
estratégias de marketing implantadas no supermercado. As estratégias de marketing
mais eficazes têm o intuito de se apresentar de maneira que os responsáveis
vejam produtos que os fazem lembrar-se das crianças e assim sendo, poderão
adquirir produtos que não faziam parte dos planos orçamentários. Nesse caso o
responsável estará sendo influenciado indiretamente. De acordo com o site http://www.abepro.org.br, a influência indireta se dá quando os responsáveis conhecem os
gostos das crianças ligadas a eles e em determinada situação adquirem produtos
mesmo sem haver algum pedido, os compram apenas para surpreendê-las.
Se o responsável
escolher levar a criança e também optar por levar algum valor reserva, esse
terá de ser muito resistente, pois terá um longo caminho até chegar ao objetivo
final que é o caixa de pagamento de compras. Nesse caso, considerando que o
responsável esteja com dinheiro reserva e acompanhado da criança esse deverá
tomar a primeira e difícil decisão. O mesmo deverá escolher passear entre as
prateleiras ou comprar apenas os produtos necessários que já foram determinados
antes mesmo de agendar o horário da compra.
Escolhendo o
passeio este enfrentará uma série de pedidos onde deverá aprovar ou reprovar os
mesmos. Aprovando os pedidos realizados pela criança, os produtos escolhidos
pelo serão colocados no carrinho de compras e o responsável poderá decidir se
continuará o passeio ou se encerrará. Caso opte por encerrar o passeio deverá dirigir-se
até os produtos necessários escolhidos por ele (responsável) e assim sendo
adicioná-los-ão ao carrinho de compras e sucessivamente deverão dirigir-se ao
caixa para pagamento. Caso opte pelo contrário, ou seja, continuar o passeio entre
as prateleiras, o responsável enfrentará um verdadeiro círculo vicioso em que a
criança pedirá um produto após o outro sem limites de parada.
A última parada
será no caixa, porém ainda não é o fim, o caixa é um dos locais onde o
marketing mais trabalha em um supermercado, pois são no caixa que se localizam
os produtos mais atrativos para crianças, além
disso, existe um segredo que é o “constrangimento” essa é a palavra mais adequada
para expressar o que um responsável sente quando nega um produto para uma
criança em frente à operadora de caixa. Para evitar tais situações alguns responsáveis
acabam adquirindo produtos indesejados mesmo sem haver uma real necessidade.
Ao chegar ao caixa estando o
responsável com sua criança e com valores reserva mesmo havido comprado outros
produtos de influência direta e/ou indireta para o filho, ainda é provável que
novos pedidos venham ser efetuados. Nesse caso o responsável deverá decidir
pela aprovação ou recusa de novas compras, cabe ressaltar que a aprovação de
novas compras pode acarretar em novos pedidos e novamente poderá ocorrer um
círculo vicioso onde só será evitado se o responsável optar por efetuar o pagamento
e finalizar a compra.
No fluxograma é abordado
situações diretas e indiretas onde há a influência do público infantil, diante
do fluxograma é possível observar que ainda é possível não ser influenciado.
Porém, para que tais situações sejam evitadas, deve-se haver foco total no
objetivo para não ceder as tentações, basta levar ao supermercado apenas o
valor dos produtos necessários ou seja, o valor dos produtos que estão em falta
na residência. Agindo dessa maneira não haverá margens para adquirir novos
produtos apenas o planejado.
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